Olá Visitante! Cadastre-se ou faça seu Login
Login com Facebook
ou
Você está em Paranavaí / PR

Você está aqui: Home / Colunistas / Tecnologia / Domótica: Tecnologia para nossa residência
Atualizado


Domótica: Tecnologia para nossa residência

As facilidades tecnológicas estão por todos os lados, notebooks, smartphones, tablets, carros com computadores de bordo, brinquedos e até dispositivos vestíveis como, por exemplo, relógios e óculos inteligentes. Nossa casa não poderia ficar de fora e, neste contexto, entra em cena a domótica.


A domótica diz respeito a tecnologia da automação aplicada às necessidades residenciais, especificamente, ao controle integrado de tarefas domésticas do cotidiano. Os motivos para tal interesse são os mais variados, como: conforto, comunicação, comodidade, acessibilidade, segurança e até mesmo eficiência energética. O tema não é novo e estamos cada vez mais acostumados com facilidades proporcionadas por sensores de presença, temporizadores, biometria, entre outros. Mas a isso não chamamos “automação residencial”?


A domótica é um termo mais amplo, é utilizado para nos situar à além de sistemas autônomos pontuais, como, por exemplo, nosso portão eletrônico. Ela pode abranger o controle de vários sistemas autônomos, que incluem canais de comunicação como a internet, telefone, televisão, saídas de áudio, centrais de aspiração de sujeira, rampas, elevadores, tudo de forma integrada e planejada para oferecer cenários de uso. Um exemplo de cenário de uso bastante explorado é chamado “Bem-vindo”, nele a porta da frente se abre, a luz se acende e o sistema de áudio te recebe ao som de sua playlist favorita. E o melhor de tudo, toda essa configuração pode ser feita à distância por meio do seu smartphone ou tablet.


Sensores e atuadores são espalhados em ambientes, móveis, jardins, piscinas, saídas de energia. Tudo para favorecer o ajuste da climatização, umidade, movimento, iluminação, som, simulação de presença, conforme seus interesses e necessidades.


O mundo de trabalho, de forma plural, apresenta um cenário bastante positivo para os desenvolvedores que atuam nesta área. Conhecimentos diversificados de arquitetura, projetos, eletrônica e programação são indispensáveis e, estão caracterizando uma atuação profissional denominada integrador de sistemas.


E você, quer morar nessa “casa viva”?



Fonte: Daniela Eloise Flôr

Deixe seu comentário

Você está em Paranavaí / PR
Portal Paranavaí
Unidade Paranavaí, PR


-
© 2008-2017 Copyright Franquia Portal da Cidade ®