Olá Visitante! Cadastre-se ou faça seu Login
Login com Facebook
ou
Você está em Paranavaí / PR

Você está aqui: Home / Colunistas / Arquitetura, Design e Decoração / Arquitetura Sustentável: Uso de containers
Atualizado


Arquitetura Sustentável: Uso de containers

Muitos dos objetos à sua volta foram transportados dentro de um container. Malcolm McLean, nos anos 50, inventou esta grande caixa de aço, com medidas modulares, que revolucionou o transporte marítimo. No entanto, o que o senhor McLean não previu foi o que fazer com os containers após seu uso.


Com o grande número de containers descartados e a necessidade de um destino sustentável, a construção civil encontrou uma solução. A utilização dos containers para a execução de edificações vem crescendo e tornou-se uma tendência mundial.


No Brasil seu uso vem aumentando, no entanto, alguns cuidados devem ser tomados:


ISOLAMENTO TÉRMICO E ACÚSTICO - Por tratar-se de uma caixa de aço, o container tem por característica alta transmitância térmica e baixo isolamento acústico. Isto pode ser solucionado com a instalação de uma “parede interna” com lã-de-vidro ou lã-de-pet e gesso acartonado. Desta maneira, tem-se um acabamento parecido com o convencional e com qualidade térmica e acústica.


VEDAÇÃO DE JANELAS E PORTAS - Ao realizar aberturas, certifique-se da total vedação. A infiltração de água nesses pontos pode se tornar comum e comprometer os revestimentos internos, bem como a estrutura do container.


INSTALAÇÕES DE INFRA-ESTRUTURA - A utilização de conduítes externos ainda é a melhor opção. No entanto, a infraestrutura pode ser inserida também na “parede interna”, que chamamos de drywall. Certifique-se de testar tudo antes de fechar a parede.


FUNDAÇÃO -Não basta limpar o terreno e instalar o container. O local deve conter uma fundação que deve ser dimensionada por um engenheiro. O local também deve prever a tubulação de água e esgoto.


REVESTIMENTO EXTERNO - As paredes de metal do container podem ficar exposta ao tempo, desde que mantidas com uma pintura. No entanto, vários acabamentos podem ser aplicados à face externa, como: placas cimentícias, painéis de madeira, Siding vinílico etc. Tudo vai depender do projeto arquitetônico.


COBERTURA - O projeto deve contemplar um sistema de escoamento da água da chuva. Existem várias soluções para isso e todas dependem da tipologia arquitetônica que se espera. Consulte seu arquiteto sobre o assunto.


Em síntese, o que procuramos com este artigo é mostrar esta possibilidade e deixar bem claro que por mais simples que pareça, este tipo de obra precisa de acompanhamento técnico. O profissional irá te orientar de modo que sua obra tenha um apelo estético e funcional necessário para que você habite a edificação.



Fonte: Darlan Alves Pereira

Deixe seu comentário

Você está em Paranavaí / PR
Portal Paranavaí
Unidade Paranavaí, PR


-
© 2008-2017 Copyright Franquia Portal da Cidade ®